Read ADC089 Diabetes e Ketones.indd text version

DIABETES

CORPOS CETÓNICOS

Aquilo que precisa de saber

O que são os corpos cetónicos O que é a cetoacidose diabética

(corpos cetónicos elevados no sangue)

&

O que fazer

O que são os corpos cetónicos?

Os corpos cetónicos são produzidos quando o organismo decompõe gordura, em vez de glucose, para libertar energia. Isto acontece por duas razões:

Se não tem insulina suficiente no sangue Se simplesmente não houver disponível açúcar suficiente

Quem tem mais em riscos de sofrer de cetoacidose?

Utilizadores de insulina, durante períodos de doença, infecção ou vómitos

Jovens com diabetes

A insulina não controla apenas a glicemia, também controla os níveis de corpos cetónicos no sangue. Os níveis baixos de corpos cetónicos no sangue (cetose) ocorrem normalmente após o exercício físico ou jejum. No entanto, se tem diabetes e é utilizador de insulina, pode estar em risco de aumento rápido dos níveis de corpos cetónicos. Isto pode conduzir a uma situação conhecida como cetoacidose diabética que pode ser muito grave. Mas as boas notícias são que normalmente é possível travar o seu desenvolvimento. Eis como!

Utilizadores de insulina, que saltam injecções

Grávidas com diabetes

Utilizadores de bombas de insulina

Compreender os períodos de perigo

Quando está doente

Durante uma doença o seu organismo consome açúcar mais rapidamente, o que pode provocar a cetose. A situação piora quando a falta de apetite faz com que coma menos. Se é utilizador de insulina, está particularmente em risco de desenvolver cetoacidose diabética durante uma doença. As pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, que normalmente não utilizam insulina, dispõem de insulina suficiente para enfrentar a doença, mas a cetoacidose pode ocorrer na mesma.

Reconhecer os sinais da cetoacidose diabética

Tente reconhecer os sinais e sintomas da cetose antes de se desenvolver a cetoacidose diabética. Com pouca insulina no sangue, a glicemia também pode ser demasiado alta. Também pode sentir algum dos seguintes sinais de perigo:

Sensação de sede constante Vontade de urinar mais frequente Ter pele seca ou rosada Indisposição ou doença Sensação de cansaço e/ou confusão Dificuldades em respirar Dores de estômago Hálito com odor frutado

Quando os níveis de insulina são baixos

Algumas horas sem insulina podem ser suficientes para originar uma cetose e um aumento dos níveis de corpos cetónicos no sangue.

Agir rapidamente

Se suspeita que está em risco de desenvolver cetoacidose diabética, medir de imediato os níveis de corpos cetónicos no sangue pode evitar a necessidade de ir ao hospital. Seguemse situações em que se deve realizar o teste:

Se estiver com gripe ou qualquer outra infecção Se estiver a sofrer de stress físico ou emocional Se os níveis de glicemia forem iguais ou superiores a 300 mg/dl Se os níveis de glicemia forem superiores a 250 mg/dl com tendência a aumentar, ou se estiver doente Se tiver algum dos sintomas de cetoacidose diabética Se o seu médico recomendar a realização do teste Se estiver grávida

Teste no sangue ou urina?

Existem duas maneiras de testar os corpos cetónicos ­ no sangue ou na urina. Muitos profissionais de saúde acreditam que o teste no sangue é mais exacto.

Testes na urina

Têm um atraso de 2 - 4 horas em relação aos valores sanguíneos reais Existem dois tipos diferentes de corpos cetónicos e os testes na urina não detectam o corpo cetónico mais importante A presença de outras substâncias na urina pode interferir com a medição exacta

Testes no sangue

São medições em tempo real dos níveis de corpos cetónicos no sangue Quantificam os corpos cetónicos mais importantes A exactidão não é afectada por outros medicamentos Ter resultados reais significa que pode agir com mais confiança e rapidez

Lidar com a doença

Uma doença pode surgir a qualquer momento, por isso compensa fazer um plano de acção.

Continue a comer

Deve tentar fazer as suas refeições normais. Se não conseguir, tente fazer refeições pequenas e mais frequentes. Quando se está doente, normalmente é mais fácil comer alimentos moles e líquidos. Aqui ficam algumas sugestões que poderá tentar:

Sopa Sumo de fruta

Esteja preparado

Tenha um plano preparado para si e para a sua família ­ e mantenha à mão o contacto do seu profissional de saúde assistente.

Continue a fazer o tratamento da diabetes

Interromper o seu tratamento da diabetes pode originar o processo de decomposição da gordura que conduz à cetose e que, se não for interrompido, eventualmente à cetoacidose.

Taça pequena de gelado Leite ­ ou bebida láctea Iogurte de fruta Gelatina

Evite a desidratação

Continue a ingerir, em intervalos de 15 ­ 30 minutos, pequenas quantidades de líquidos como bebidas sem açúcar, chá ou uma sopa leve.

Durante o dia deverá tentar ingerir uma porção por hora. Se estiver indisposto continue a tomar pequenos goles de bebidas açucaradas, como limonada ou coca-cola.

Meça a glicemia regularmente

Isto é bastante importante e compilámos algumas orientações na página a seguir.

Como testar os corpos cetónicos

Em primeiro lugar, teste a sua glicemia ­ os resultados vão dizer-lhe qual o passo seguinte

Compreender os resultados dos corpos cetónicos no sangue

Esta tabela vai ajudá-lo a decidir o que fazer após a leitura dos resultados

Nível de corpos cetónicos no sangue Inferior a 0.6 mmol/L

Nível de glicemia

Nível antes da refeição ou quando está sem comer 70 - 126 mg/dl

O que deve fazer ligeiramente aumentado

Não é necessária qualquer acção Continuar a realizar os testes normais de glicemia

Conselho

Intervalo normal ­ continuar a realizar os testes normais de glicemia Consultar o seu profissional de saúde antes de realizar alterações no seu programa de tratamento da diabetes

Normal

Ligeiramente aumentado

126 - 180 mg/dl

Continuar a realizar os testes normais de glicemia Contactar o seu profissional de saúde assistente para verificação do tratamento, se os seus níveis estiverem frequentemente neste intervalo antes das refeições

Entre 0.6 e 1.5 mmol/L

Com medições neste intervalo e um resultado de glicemia superior a 300 mg/dl, pode ser necessária assistência médica Leituras neste intervalo e um resultado de glicemia superior a 300 mg/dl sugerem que se encontra em risco concreto de desenvolver cetoacidose diabética Tome as acções necessárias e contacte o seu médico assistente.

Superior a 1.5 mmol/L

Alto

180 - 300 mg/dl

Continuar a realizar os testes de glicemia em intervalos de 2 ­ 4 horas até que sejam inferiores a 180 mg/dl. Se o aumento continuar, medir os corpos cetónicos no sangue e seguir os conselhos da página seguinte Medir os corpos cetónicos no sangue e seguir os conselhos da página seguinte. Continuar a realizar os testes de glicemia em intervalos de 2 ­ 4 horas até que sejam inferiores a 180 mg/dl.

Se estiver preocupado com os corpos cetónicos no sangue deve sempre contactar o seu médico ou enfermeiro assistente.

Muito alto

Superior 300 mg/dl

Conheça os sinais

Saiba os passos a seguir

A monitorização da glicemia ajuda-o a manter os níveis de glicemia sob controlo O controlo adequado dos níveis de glicemia ajuda a melhorar a sua qualidade de vida O aumento dos corpos cetónicos é um aviso precoce da cetoacidose diabética A acção atempada pode impedir o desenvolvimento da cetoacidose diabética

Lembre-se: Com a cetoacidose diabética é muito melhor prevenir que remediar

www.abbottdiabetescare.pt

Revisão por Dr. Michael Pani Fornecido por Abbott Diabetes Care como um contributo para a medicina

ADC 089 Rev. 01/08

Information

ADC089 Diabetes e Ketones.indd

7 pages

Find more like this

Report File (DMCA)

Our content is added by our users. We aim to remove reported files within 1 working day. Please use this link to notify us:

Report this file as copyright or inappropriate

547528