Read UnB/CESPE ­ TCU - Caderno BRAVO text version

GE ­ TCU - 2009 Cargo: Analista de Controle Externo Simulado ­ AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS - II (Aplicação: 23/03/2009) 10 questões Uma parte importante da estrutura de edifícios e pontes são as fundações, elementos que tem por função transmitir as cargas de uma edificação para uma camada resistente do solo. Sobre tal tema, julgue os itens subsequentes. 01 Na escolha de fundações superficiais, onde os esforços de tração são de grandeza superior aos esforços de compressão, é preferível a utilização de blocos e alicerces em detrimento das sapatas de concreto armado. Gabarito: ERRADO Fundamentação / Embasamento teórico: As fundações podem ser de dois tipos: diretas (ou rasas) e indiretas (ou profundas). As fundações rasas são também chamadas de fundações superficiais. As fundações diretas podem ser: 1) blocos e alicerces; 2) sapatas (corrida, isolada, associada e alavancada); e 3) radiers. Os blocos e alicerces são utilizados quando há atuação de pequenas cargas, como, por exemplo, um pequeno sobrado. Os blocos suportam, predominantemente, esforços de compressão simples, provenientes dos pilares. No caso das sapatas, as mesmas não trabalham apenas os esforços de compressão, mas, também, esforços de tração. Ou seja, a questão faz uma troca dos tipos de alicerces a serem utilizados no caso hipotético apresentado. Falsa a questão. Blocos e alicerces Sapatas Fundações diretas rasas Radiers Tubulões Estacas de madeira Estacas de aço Estacas de concreto pré-moldadas Estacas de concreto moldadas in loco Corridas Isoladas Associadas Alavancadas A céu aberto A ar comprimido

Fundações diretas profundas

Fundações indiretas

Strauss Franki Raiz Barrete

Material elaborado por Djalma Peçanha

02 Entre os parâmetros para a escolha de determinado tipo de fundação a ser utilizado em uma obra podem ser citados: a topografia da área, características do maciço de solo, dados da estrutura, dados sobre as construções vizinhas e aspectos econômicos. Gabarito: CERTO Fundamentação / Embasamento teórico: Numa primeira etapa de uma construção, é necessário analisar os critérios que condicionam a escolha por um tipo ou outro de fundação. A enumeração trazida pela afirmação da questão 02 encontra-se correta, não sendo uma listagem exaustiva sobre o assunto. 03 Alguns fatores limitadores na utilização de tubulões a ar comprimido são: a profundidade da escavação onde o mesmo será utilizado, custos elevados e riscos de acidentes de trabalho. Gabarito: ERRADO Fundamentação / Embasamento teórico: Na escavação de terrenos que apresentam dificuldades de emprego de cavação de estacas ou escavação mecânica, utilizam-se os tubulões a ar comprimido. Nesse tipo de fundação é utilizada uma camisa metálica, de concreto ou de concreto moldado in loco para fixação de suas paredes internas. Seu diâmetro deve ser em torno de 70 cm, o que permite a entrada e o trabalho de um operário no interior do mesmo. O ar bombeado para dentro do mesmo deve ter uma pressão máxima de 3,4 atm, o que permite, dessa forma, sua utilização a profundidades máximas de 34 m abaixo do nível d'água. São fatores limitadores da utilização deste tipo de fundação os riscos de acidentes de trabalho somados aos seus altos custos. Incorreta a questão. 04 Um dos principais aspectos a ser observado pelo auditor durante a fiscalização das fundações de uma obra é, no caso de fundações indiretas, o fundo da escavação, para verificação de limpeza e ausência de lama, materiais estranhos ou água; bem como as dimensões, alinhamentos, prumos,locação, alargamento de base e cotas, antes da concretagem de tubulões. Gabarito: CERTO Fundamentação / Embasamento teórico: A definição acima dá o exato entendimento do TCU acerca de fiscalização de fundações indiretas. Correta a alternativa. 05 Os métodos de cravamento de uma estaca tipo Franki são a percussão e a prensagem. Já para as estacas tipo Strauss utiliza-se, preferencialmente o cravamento por vibração.

Material elaborado por Djalma Peçanha

Gabarito: ERRADO Fundamentação / Embasamento teórico: Tanto as estacas tipo Franki quanto as estacas tipo Strauss são estacas moldadas in loco com utilização de tubo de revestimento. As estacas que são cravadas ao solo através de percussão, prensagem ou vibração são as estacas de concreto pré-moldadas, as estacas de madeira e as estacas metálicas. Falsa a questão. 06 Para se evitar o estrangulamento do fuste devido à invasão de água e/ou lama dentro do tubo na moldagem das estacas tipo Franki em terrenos onde há a presença de espessas camadas submersas de turfa, argila orgânica e areia fofa, reforça-se o solo mole com a cravação prévia do tubo seguida por sua retirada, e preenchendo-se o furo com brita e areia. Gabarito: CERTO Fundamentação / Embasamento teórico: Estaca tipo Franki é a estaca de concreto armado moldada in loco que emprega um tubo de revestimento com ponta fechada, de modo que não há limitação de profundidade devido à presença de água do subsolo. Para a cravação da estaca, lança-se areia e brita no interior do tubo, materiais esses que são compactados através de golpes de um pilão. Realizada a cravação, executa-se o alargamento da base, a armação e, finalmente, a concretagem. Quando a estaca Franki é moldada em espessas camadas submersas de turfa, argila orgânica e areias fofas, pode ocorrer estrangulamento do fuste devido à invasão de água e/ou lama dentro do tubo e o encurtamento da armação ocasionado por insuficiência de seção de aço. O estrangulamento do fuste pode ser evitado reforçando-se o solo mole com a cravação prévia do tubo seguido por sua retirada, preenchendo-se o furo com brita e areia. Quando o dano do fuste for provocado pelo encurtamento da armação, deve-se aumentar o diâmetro das barras ou o número de barras da armação. Correta a questão. 07 Em obras onde haja dificuldade de acesso para o equipamento de cravação, pode-se recorrer às estacas barrete, que empregam equipamento de pequenas dimensões (altura de aproximadamente 2m) para sua execução. Gabarito: ERRADO Fundamentação / Embasamento teórico: As estacas barrete são escavadas com uso de lama bentonítica, executadas com equipamentos de grande porte, como o "clam-shell" (figura abaixo).

Material elaborado por Djalma Peçanha

"Clam-Shell" A questão 07 refere-se às estacas raiz, que são estacas escavadas com perfuratriz, executadas com equipamento de rotação ou rotopercussão com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido. As estacas raiz podem atravessar terrenos de qualquer natureza, sendo indicadas também quando o solo possui matacões e rocha, por exemplo. Podem ser executadas de forma inclinada, resistindo a esforços horizontais. Questão eivada de erro. 08 Considerando uma escala relativa de custos da utilização de fundações profundas, podemos, de um modo genérico, afirmar que a estaca Franki é considerada mais custosa que as estacas pré-moldada e hélice, porém seu custo é inferior ao da estaca raiz. Gabarito: CERTO Fundamentação / Embasamento teórico: O custo de um tipo de fundação envolve variáveis importantes, tais como, o prazo de execução e os parâmetros técnicos que determinam ou limitam a escolha da fundação. Dessa forma, afirmar que um tipo de fundação é mais econômico que outro depende de cada projeto. Mas, de uma maneira geral, a firmação da questão 08 está correta. 09 Uma das vantagens das estacas Strauss em relação às estacas Franki é a ausência de vibrações e trepidações em prédios vizinhos causadas pela sua execução. Gabarito: CERTO Fundamentação / Embasamento teórico: As estacas tipo Franki apresentam grande capacidade de carga e podem ser executadas a grandes profundidades, não sendo limitadas pelo nível do lençol freático. Seus maiores inconvenientes dizem

Material elaborado por Djalma Peçanha

respeito à vibração do solo durante a execução, área necessária ao bate-estacas e possibilidade de alterações do concreto do fuste, por deficiência do controle. Já as estacas Strauss podem ser empregadas em locais confinados ou terrenos acidentados devido à simplicidade do equipamento utilizado. Sua execução não causa vibrações, evitando problemas com edificações vizinhas. Porém, em geral possuem capacidade de carga menor que estacas Franki e prémoldadas de concreto e possui limitação devido ao nível do lençol freático. Questão correta em sua afirmação. 10 Quando comparados a outros tipos de fundações, os tubulões apresentam a vantagem de eliminação do bloco de coroamento, pois é possível apoiar cada pilar em um único fuste, em lugar de diversas estacas. Gabarito: CERTO Fundamentação / Embasamento teórico: Os pilares de uma edificação se apóiam em blocos de coroamento, que são peças que transferem a tensão exercida sobre o pilar para as estacas (ver figura abaixo).

No caso dos tubulões, os blocos de coroamento são eliminados, pois cada pilar apóia-se diretamente no fuste (ver figura abaixo).

Material elaborado por Djalma Peçanha

Geometria de um tubulão de fundação Correta a questão.

Material elaborado por Djalma Peçanha

Information

UnB/CESPE ­ TCU - Caderno BRAVO

6 pages

Find more like this

Report File (DMCA)

Our content is added by our users. We aim to remove reported files within 1 working day. Please use this link to notify us:

Report this file as copyright or inappropriate

512049