Read Microsoft Word - filmes.doc text version

Apostila criada por Adriana B. Ferreira Cunha, para uso nas disciplinas de Fotografia, oferecidas na Escola de Belas Artes da UFMG, em 2004, 2005 e 2006.

1

Filmes Fuji

Segue abaixo, uma lista com os principais filmes utilizados amador e profissionalmente. Cabe a cada fotógrafo escolher qual melhor se enquadra à situação a ser registrada e ao resultado que se deseja obter, apesar do gosto pessoal influir muito na escolha também.

Amadores Fuji

SUPERIA 100 Características: [135/12, 24 e 36 exposições]. Filme negativo em cores, de sensibilidade média ISO 100. Benefícios: o filme apresenta sensibilidade à luz remodelada nas três camadas, o que proporciona maior fidelidade na reprodução de cores e tons de pele, nitidez refinada, aumento de latitude de exposição e estabilidade de reprodução de cores, desde a subexposição até a superexposição. Indicações de uso: tomadas de fotos com luz natural e com uso de flash eletrônico, em ambientes externos ou em dias ensolarados. Indicado para fotografar paisagens, close-ups, retratos etc.

SUPERIA 200 Características: [135/12, 24 e 36 exposições]. Filme negativo em cores de sensibilidade intermediária ISO 200. Possui exclusiva Tecnologia da 4ª Camada de Cor. Benefícios: realismo na reprodução das cores, clareza e brilho de imagem, obtenção de tons de pele naturais. Grão fino para um filme de média sensibilidade, proporcionando imagens de alta qualidade, mesmo em grandes ampliações. Indicações de uso: para uso geral, em ambientes externos em condições naturais de iluminação e também internos, com o uso de flash eletrônico. Ideal para uso em câmaras amadoras convencionais e compactas. Perfeito para equipamentos com recursos de zoom.

SUPERIA 400 Características: [135/12, 24 e 36 exposições]. Filme negativo em cores, de alta sensibilidade ISO 400. Possui a exclusiva Tecnologia da 4ª Camada de Cor. Benefícios: sua fina granulação rende maior nitidez das cópias. A Tecnologia da 4ª Camada de Cor garante brilho das imagens (imagens mais vivas), com alta definição de cores. Excelente para congelar a imagem em fotos de ação ou em exposições com baixa

Apostila criada por Adriana B. Ferreira Cunha, para uso nas disciplinas de Fotografia, oferecidas na Escola de Belas Artes da UFMG, em 2004, 2005 e 2006.

2

luminosidade. Indicado também para a reprodução de tons de pele e rende ótimo desempenho em situações de iluminação mista (flash/fluorescente). Indicações de uso: muito versátil, é ideal para câmaras dotadas de lente "zoom" e fotografa sob quaisquer condições de luz: fotos de ação e esportes. Desempenho perfeito também em ambientes externos com pouca iluminação e internos, com o uso de flash eletrônico, proporcionando maior alcance.

Profissionais Fuji

FUJICOLOR SUPERIA REALA 100 Formatos 135/36 e 120. Características: Filme negativo colorido, tipo luz do dia, de sensibilidade média ISO100. Benefícios: Permite máxima fidelidade de cores e excelente desempenho em iluminação mista (flash/fluorescente), graças à tecnologia da 4a Camada de Cor. Apresenta granulação extremamente fina, o que assegura imagens de excelente nitidez. Ótima reprodução de tons de pele e nuanças de cores (meiostons). Indicações de uso:Ideal para grandes ampliações e fotos que necessitem de alta precisão de reprodução de cores, como retratos, paisagens e fotos sociais. FUJICOLOR NPS 160 Formatos 135/36, 120, 220, Latas 35 mm x 30,5 m e Chapas 4 x 5 polegadas. Características: Filme negativo colorido, tipo luz do dia, de sensibilidade intermediária ISO 160, para exposições de 1/4000 a 1/8 segundos. Benefícios: Oferece imagens suaves com cores naturais, tons de pele delicados e agradáveis, sombras neutras e ótima performance sob iluminação mista (flash/fluorescente), graças à Tecnologia da 4a Camada de Cor, além de excepcional reprodução dos mais finos detalhes da imagem. Proporciona ótima estabilidade da imagem, mantendo a revelação praticamente inalterada por um período de 50 anos, tendo como base condições de armazenamento ideal. Indicações de uso: Ideal para retratos, fotos de casamentos, fotografia industrial e arquitetura. FUJICOLOR NPH 400H Formatos 135/36 e 120. Características: Filme negativo colorido, tipo luz do dia, de alta sensibilidade ISO 400.

Apostila criada por Adriana B. Ferreira Cunha, para uso nas disciplinas de Fotografia, oferecidas na Escola de Belas Artes da UFMG, em 2004, 2005 e 2006.

3

Benefícios: Perfeita reprodução de tons de pele, rica gradação de cores e ótimo desempenho em iluminação mista (flash/fluorescente), graças à Tecnologia da 4a Camada de Cor. Possui balanço de cinza uniforme e garante fidelidade de reprodução, desde as altas luzes até as sombras. Fina granulação e apurada reprodução de cores. Ampla latitude de exposição. Excelente estabilidade da imagem. Indicações de uso: Ideal para fotografia social, retratos e outras aplicações comerciais que necessitem de um filme de alta sensibilidade. FUJICOLOR PRO VALUE 200 Formato 135/36 (Embalagem com 5 rolos). Características: Filme negativo colorido, tipo luz do dia, de sensibilidade intermediária ISO 200. Benefícios: Oferece reprodução precisa de cores vibrantes, nitidez aperfeiçoada, resultando em imagens de alta qualidade mesmo em grandes ampliações. Em função da Tecnologia da 4a Camada de Cor, o filme oferece excelente reprodução de tons de pele e ótimo desempenho sob iluminação mista (flash/fluorescente). Com granulação superfina similar à dos filmes de ISO 100, o PRO VALUE 200 permite maior profundidade de campo, já que é possível fotografar um ponto mais fechado em relação aos filmes ISO 100. Indicações de uso: Ideal para fotografia social: casamentos, formaturas, batizados, entre outros. Excelente performance fotográfica em ambientes externos, com luz natural, e também em internos, com uso de flash eletrônico. FUJICOLOR PRESS 800 Formato 135/36 (Embalagem com 5 rolos). Características: Filme negativo colorido, tipo luz do dia, de altíssima sensibilidade ISO 800. Benefícios: Especialmente desenvolvido para render extrema versatilidade com ampla latitude de exposição (EI 200 a EI 3200), grão superfino, alta nitidez e ótima reprodução de cores. Também incorpora a exclusiva Tecnologia da 4a Camada de Cor, que aperfeiçoa ainda mais a reprodução de cores, mesmo sob iluminação fluorescente. Indicações de uso: Ideal para fotojornalismo e outras aplicações que necessitem de alta velocidade de exposição. FUJICOLOR SUPERIA 1600 Formato 135/36. Características: Filme negativo colorido, tipo luz do dia, de sensibilidade extremamente alta, ISO 1600. Benefícios: Único na categoria de sensibilidade extremamente alta que incorpora a exclusiva Tecnologia da 4a Camada de Cor. Além de render ótimo desempenho em iluminação mista (flash/fluorescente), também assegura total fidelidade na reprodução de cores. Apresenta fina granulação em relação à altíssima sensibilidade ISO 1600, assegurando grande nitidez da imagem.

Apostila criada por Adriana B. Ferreira Cunha, para uso nas disciplinas de Fotografia, oferecidas na Escola de Belas Artes da UFMG, em 2004, 2005 e 2006.

4

Indicações de uso: Ideal para cenas internas de festas, casamentos, shows, teatros e outras cenas de baixa luminosidade, como também para congelar imagens de assuntos em alta velocidade ou para fotografia ligada à Astronomia e à comunicação de massa. FUJICOLOR SUPERIA 100 Formatos 135/36 e 120. Características: Filme negativo colorido, tipo luz do dia, de sensibilidade média ISO 100. Benefícios: Resulta em imagens de excelente qualidade com o aperfeiçoamento da reprodução de tons de pele, estabilidade da imagem, além de nitidez refinada, rendendo imagens com cores bastante saturadas e alto contraste. Indicações de uso: Ideal para grandes ampliações, é indicado para fotografias externas sob luz do dia ou internas com flash, podendo ser uma opção de alto contraste em relação aos filmes da linha profissional para reportagem social.

(Cromos) Reversíveis Fuji

NEOPAN SS 100 Formato : 135/24, 135/36 e Latas 35 mm x 30,5 m. Características: Filme negativo preto-e-branco, pancromático, de sensibilidade média ISO 100. Benefícios: Oferece ampla gradação, grande latitude de exposição e ótima nitidez. Altamente compatível com os processos de revelação disponíveis no mercado. Ótima performance fotográfica, tanto em iluminação natural como em artificial. Indicações de uso: Ideal para todas as condições de iluminação, externas ou internas. FUJICHROME 64T RTP II Formatos: 135/36, 120 e chapas 4x5 polegadas. Características: Filme colorido reversível, tipo tungstênio (3100k), de sensibilidade baixa ISO 64. Benefícios: Oferece granulação extremamente fina e alta nitidez na classe de filmes balanceados para luz tungstênio. Proporciona ampla gradação de cores, desde as áreas de sombra até as áreas de altas luzes, com reprodução perfeita de nuanças. Ampliação da faixa de reciprocidade e excelente estabilidade proporcionam alta qualidade da imagem colorida, mesmo quando revelado com processamento "push". Indicações de uso: Para fotografias de produtos, interiores, móveis e outros trabalhos voltados ao registro arquitetônico, bem como para reproduções de ilustrações e pinturas.

Apostila criada por Adriana B. Ferreira Cunha, para uso nas disciplinas de Fotografia, oferecidas na Escola de Belas Artes da UFMG, em 2004, 2005 e 2006.

5

FUJICHROME PROVIA 100F Formatos: 135/36, 120, latas 35 mm x 30,5 m e chapas 4x5 polegadas (quickload). Características: Filme colorido reversível, tipo luz do dia, de sensibilidade média ISO 100. Benefícios: Possui granulação extremamente fina, igualandose aos filmes de ISO 25, rendendo nitidez insuperável para filmes da classe ISO 100. Extraordinário desempenho em longas exposições (até 32 segundos), balanço de cores absolutamente neutro, com gradação muito linear dos brancos às sombras profundas. Excelente adaptabilidade para processamento "pull/push" (-1/2 a 2 pontos). Indicações de uso: Altamente versátil, é indicado para uma gama de aplicações de fotografia profissional, desde produtos e moda até paisagens. FUJICHROME PROVIA 400F Formatos: 135/36, 120 e latas 35 mm x 30,5 m. Características: Filme colorido reversível, tipo luz do dia, de sensibilidade alta ISO 400. Benefícios: A fina granulação para filmes reversíveis, classe ISO 400, assemelha-se à dos filmes de ISO 100. Isso permite imagens altamente nítidas, insuperáveis quando comparadas a outros filmes disponíveis no mercado. Além disso, o PROVIA 400F é extremamente versátil em relação às aplicações, graças à excelente performance no processamento "pull/push", de -1/2 ponto (EI 280), até +3 pontos (EI 3200). Apresenta ótimo desempenho na reprodução de detalhes e de tons delicados, mesmo sob baixa iluminação, além de aumentar a profundidade de campo, pois permite aberturas menores. Indicações de uso: Bem versátil, é indicado para uma grande gama de trabalhos profissionais, desde esportes de ação, por meio do congelamento de imagens com alta velocidade de exposição, ou para aumento da profundidade do campo, já que permite o uso de lentes mais fechadas até mesmo em situações de baixa luminosidade, podendo ser revelado pelo processo "push" de até ISO 3200 (+3pontos). FUJICHROME SENSIA III 100 Formato: 135/36. Características: Filme colorido reversível, tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100. Benefícios: Oferece desempenho excepcional de granulação (similar aos filmes de ISO 25), o que rende nitidez de imagem insuperável. Este filme possui base especialmente desenhada para otimizar a projeção de slides coloridos. Indicações de uso: Para uso geral e principalmente para documentação clínica e científica, quando há necessidade de projeção das imagens.

Apostila criada por Adriana B. Ferreira Cunha, para uso nas disciplinas de Fotografia, oferecidas na Escola de Belas Artes da UFMG, em 2004, 2005 e 2006.

6

FUJICHROME ASTIA 100F Formatos : 135/36 , 120 e Latas 35mm x 30,5m. Características : Filme colorido reversível, tipo luz do dia, de sensibilidade média ISO 100. Benefícios : Proporciona reprodução de tons de pele suaves e naturais, das áreas de destaque às áreas de sombra, além de possuir granulação fina, conferindo ao filme o mais alto grau de fidelidade, podendo ser revelado com processamento de "pull/push" de até 2 pontos, com mínima alteração no balanço de cor e gradação. Indicações de uso : Para fotografia de moda e retratos, temas que demandam tons de pele suaves e naturais e interpretação fiel de texturas delicadas. FUJICHROME VELVIA 100F Formatos : 135/36, 120, Latas 35mm x 30,5m e Chapas 4 x 5 polegadas. Características : Filme colorido reversível, tipo luz do dia, de sensibilidade média ISO 100. Benefícios : Já consagrado entre os reversíveis disponíveis quanto a imagens de alto contraste e saturação de cores, o Velvia 100F chega para agregar a linha F de reversíveis coloridos, na categoria ISO 100, com granulação fina, equivalente ao do Provia 100F. Apresenta também melhor estabilidade da imagem colorida, podendo ser revelado com processamento "push" até o ISO 400, dependendo do objeto fotografado. Indicações de uso : Para fotografia de natureza, paisagens com luz natural e para uso comercial, como fotografias de produtos, culinária e publicidade, nas quais a necessidade de se destacar o produto é fundamental.

Dúvidas Freqüentes

1) Para que serve a quarta camada de cor? A tecnologia da quarta camada de cor, exclusiva da Fujifilm, possibilita maior fidelidade na reprodução de cores, mesmo quando a foto é feita sob iluminação artificial. Isso porque os filmes fotográficos no geral têm dificuldade em registrar certas cores. A quarta camada aproxima a capacidade de registro de cores dos filmes à visão humana. 2) Qual é a melhor forma de armazenamento de filmes ainda não fotografados? Recomenda-se armazená-los em geladeira, dentro da embalagem original, e tomando-se o cuidado de antes de utilizar, deixar o filme em temperatura ambiente cerca de 1 hora, e só

Apostila criada por Adriana B. Ferreira Cunha, para uso nas disciplinas de Fotografia, oferecidas na Escola de Belas Artes da UFMG, em 2004, 2005 e 2006.

7

depois abrir a embalagem, evitando dessa forma que a condensação de água provoque algum dano na película. 3) Quanto tempo posso esperar antes de revelar um filme já exposto? Os filmes devem ser revelados o mais rápido possível, após serem fotografados. Caso não seja possível, é aconselhável que sejam armazenados em geladeira, dentro do canister (tubo de plástico que acompanha o filme) para melhor protege-lo. 4) E qual é a melhor forma para preservar meus negativos e fotos? Devem ser armazenados em albuns e sleevers apropriados, em local seco, fresco, arejado, e ao abrigo da luz direta. 5) Qual é a latitude de exposição do Press 800? O Press 800 pode ser exposto desde EI 200 até EI 3200. 6) Deve-se fazer o processo push na revelação do filme Press 800? O filme Press 800 foi desenvolvido para ser exposto dentro da latitude de EI 200 até EI 3200, sem necessidade de alteração no tempo de revelação. Isso porque é um filme destinado ao fotojornalismo, onde em um mesmo filme podem ser fotografadas imagens sob diferentes condições de iluminação. 7) Qual seria o filme mais indicado para fotografar a noite, em ambiente pouco iluminado? Nesse caso deve ser utilizado um filme de alta sensibilidade como o Press 800 ou o Superia 1600. 8) E para fotografia social como casamentos, formaturas, quais são os filmes mais indicados? NPS160, NPC160, Pro Value 200 e NPH400. 9) Qual a diferença entre o NPS160 e o NPC160?? O NPC é mais contrastado que o NPS. 10) Qual é o filme mais indicado para fotografia aérea? O Reala é uma ótima opção devido à sua finíssima granulação e excelente reprodução de cores. 11) Posso revelar um filme Neopan (p&b) em minilab com processo para negativo colorido? Não. O Neopan deve ser revelado em químicos específicos para filme preto e branco. 12) É possível fazer um push de 3 pontos (puxar 3 pontos) em um negativo? Recomenda-se fazer o processo push de até no máximo 2 pontos, com exceção do Press 800 que possui maior latitude de exposição. 13) O que significa push (puxar o filme)? O push é um recurso muitas vezes utilizado por profissionais para obter determinado efeito,

Apostila criada por Adriana B. Ferreira Cunha, para uso nas disciplinas de Fotografia, oferecidas na Escola de Belas Artes da UFMG, em 2004, 2005 e 2006.

8

que consiste em fotometrar e fotografar um filme de determinada sensibilidade como se este fosse de sensibilidade mais alta, e então faz-se necessário a compensação desse desvio no processo de revelação. Por exemplo, um filme ISO400 é fotografado como se fosse ISO800. Será então necessário aumentar o tempo de revelação para que o filme não saia subexposto. 14) Como posso eliminar fungos da superfície de filmes? Pode ser utilizado um produto chamado tetracloreto de carbono, que deve ser aplicado com o auxílio de um pedaço de algodão. Passe delicadamente sobre o filme e deixe secar naturalmente. Como o produto é volátil, não é necessário lavar o negativo ou secá-lo após a aplicação. Fonte: Fujifilm do Brasil. http://www.fujifilm.com.br/produtos/filmes/index.asp - ativo em 01/08/2005

Última revisão em 03 de julho de 2006.

Information

Microsoft Word - filmes.doc

8 pages

Find more like this

Report File (DMCA)

Our content is added by our users. We aim to remove reported files within 1 working day. Please use this link to notify us:

Report this file as copyright or inappropriate

371152