Read gato_malhado_func_lingua_e_prod_escrita.pdf text version

EB 2,3 Cardoso Lopes

Estudo Acompanhado ­ Plano Nacional de Leitura O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: Uma história de amor, Jorge Amado

Ficha de Verificação de Leitura

1. Completa os espaços de acordo com o texto que acabaste de ler. A história que a Manhã vai contar ao _______________ aconteceu nas _______________ do passado, quando os bichos falavam... O Tempo é _______________ e não tomou em consideração o _______________ que os _______________ e os galos fizeram quando se aperceberam do atraso da _____________. O _______________ disse à Manhã que podia desculpá-la, desde que a _____________ fosse boa, e ainda lhe oferecia uma _______________ azul que já não se encontra. O Gato Malhado era um ____________, todos os animais o _____________. O Gato _____________ não se _______________ muito com o facto de falarem mal dele. Ele só conversava com a _________________. Com a chegada da _______________, o Gato _______________ os braços e ___________, para grande surpresa do Pato _______________ e da _______________ Branca. O Gato reparou que _______________ fugiam, e achou ____________ que o fizessem num momento tão _______________ como o da _______________ da _________________. A única que não fugiu foi a ____________________.

2. Indica se as afirmações seguintes são verdadeiras (V) ou falsas (F). a) A Andorinha Sinhá disse ao Gato Malhado que ele era feio. b) Os pais da Andorinha deixaram-na ficar a conversar calmamente com o Gato. c) A Andorinha Sinhá só se dava bem com o Gato Malhado. d) A Vaca Mocha odiava o Gato Malhado. e) O Gato Malhado teve dificuldades para adormecer. f) Quando acordou, o Gato lembrou-se dos gravetos. ________ ________ ________ ________ ________ ________

Professora: Patrícia Tomás

Ano Lectivo: 2010/2011

1

3. As frases que se seguem, relacionadas com o sentido do texto, encontram-se desordenadas. Ordena-as, numerando-as de 1 a 8 nos círculos.

O Gato não resistia à Andorinha e até achava graça aos nomes que ela lhe chamava. Passaram a Primavera toda a conversar, sem que faltasse assunto. O Gato e a Andorinha tiveram alguns arrufos. O Gato começou a andar e sem dar por isso foi ter à árvore onde vivia a Andorinha Sinhá. Ele pensou que seria incapaz de fazer mal a um ser tão frágil como a Andorinha. A Andorinha e o Gato concordaram que não eram inimigos. No fim do Verão o Gato disse à Andorinha que «se não fosse gato, pediria Andorinha em

casamento».

O Gato Malhado decidiu não pensar mais na Andorinha Sinhá.

4. Responde de forma completa às seguintes questões sobre o texto: a) No início do Outono, por que razão os animais do parque já não tinham medo do Gato Malhado? ____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. b) O Gato tinha mudado realmente. Até escreveu um soneto sobre o amor impossível entre um gato e uma andorinha. O sapo Cururu referiu alguns defeitos que encontrou neste soneto. Refere três desses defeitos. ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. c) Qual era a opinião da Coruja sobre o casamento entre um gato e uma andorinha? ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. d) No terceiro dia de Outono, o pombo-correio trouxe uma carta da Andorinha para o Gato. Que mensagem trazia essa carta? ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________. e) O casamento da Andorinha com o Rouxinol decorreu no início do Inverno. Refere qual era o estado de espírito do Gato Malhado nesse dia. ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________.

Professora: Patrícia Tomás

Ano Lectivo: 2010/2011

2

Information

2 pages

Report File (DMCA)

Our content is added by our users. We aim to remove reported files within 1 working day. Please use this link to notify us:

Report this file as copyright or inappropriate

221002