Read biopodapcbiofinger text version

APC Biofinger

Introdução

Não há quem goste do processo aparentemente infinito de escolher nomes de usuário e senhas. Pior ainda é digitá-los a cada vez que se usa um aplicativo ou se acessa um site. É uma tremenda perda de tempo que o Biometric Password Manager lançado pela APC ­ sob o apelido de Biopod ­ promete evitar. Basta colocar seu dedo no pequeno scanner ligado ao micro via cabo USB e você está apto a entrar em sites, ver e-mails e rodar softwares de imediato, sem precisar recorrer àquele livrinho secreto de senhas ou aos Post-It colados no monitor. O Biopod não só gerencia suas senhas como também criptografa arquivos e pastas do Windows para que apenas você tenha acesso a eles. É o dobro da segurança pelo preço de apenas um aparelhinho. O Biopod em si mede 7 X 4 cm e se conecta ao PC através de um cabo USB de 1,8 m. Há duas pequenas faixas de borracha em sua parte inferior para evitar que ele fique sambando em cima da mesa.

clique para ampliar

Figura 1: O Biopod, frente e verso. Instalação e reconhecimento digital O processo de instalação não tem mistério: basta conectar o Biometric Password Manager a uma porta USB disponível em seu micro e inserir o CD com o software APC OmniPass. O programa então começa um "alistamento de dedos" ­ isto é, o reconhecimento de uma impressão digital à sua escolha que servirá como porta para todos os aplicativos Windows e sites da Internet. Durante a instalação, clique no desenho do dedo que preferir e em seguida coloque o dito cujo no scanner. O software irá repetir a varredura da digital por oito vezes para garantir uma leitura perfeita. A partir daí você será instantaneamente reconhecido por essa impressão digital. O usuário tem a opção de escolher qualquer dedo e até cadastrar mais de um deles. O OmniPass tem a capacidade de registrar até 20 usuários diferentes ou 20 digitais individuais.

clique para ampliar

Figura 2: Seleção da digital. É importante frisar que é necessário ter uma senha no Windows para usar o Biopod ­ se você não tem é possível designar uma senha para acessar seu micro através do Painel de Controle/Contas de Usuário. Faça isso antes de rodar o processo de cadastramento de sua impressão digital ­ procedimento, aliás, que pode ser praticado antes do registro permanente de uma digital válida. Assim que você cadastrar uma digital, é possível acessar o programa OmniPass na barra de tarefas ou via ícone no desktop. O aplicativo permite o registro de novos usuários ou a exclusão de antigos, e também visualizar sua lista de nomes de usuário e senhas no chamado Password Vault ­ cujo acesso só é permito através da leitura da impressão digital, por medida de segurança.

clique para ampliar

Figura 3: Captura da digital.

clique para ampliar

Figura 4: Verificação da digital. Gerenciando senhas, perfis e usuários Agora que o aplicativo está instalado e você já registrou uma impressão digital, é hora de se livrar da cansativa tarefa de digitar nomes de usuários e senhas. O primeiro passo consiste em acessar sites e rodar aplicativos que lhe peçam senha. O OmniPass instantaneamente reconhece o surgimento de um campo de senha e pergunta se você quer incluir aquele nome de usuário e senha em sua base de dados. Você tem que passar por isso por todos os sites e aplicativos que requeiram

seu cadastro ­ porém vai ser a última vez que você irá precisar digitar seu nome de usuário e senha para acessá-los. Digamos que você visitou sua conta no eBay ­ assim que o OmniPass registrá-la basta colocar seu dedo no Biopod para ter acesso descomplicado, sem jamais precisar digitar seu nome de usuário e senha outra vez.

clique para ampliar

Figura 5:O Password Vault. Através dos controles do aplicativo é possível gerenciar os usuários, cadastrar novas digitais e também alterar sua configuração (como desabilitar o sinal sonoro que acompanha o prompt de leitura digital). Além disso, você também pode criar novas identidades ­ o programa permite que você tenha várias contas no mesmo computador, como, por exemplo,trabalho e casa. O usuário pode cadastrar um nome e senha sob a identidade trabalho e outro par de informações para a identidade casa. Para trocar de identidade, basta selecionar a que você quer usar quando acionar o OmniPass, que permite o cadastro de quantas identidades o usuário desejar. O defeito do programa OmniPass é a falta de um comando que o desligue. Ele tem o irritante hábito de dar as caras quando se está jogando um game ou instalando software. A única forma de desligálo é através do gerenciador de tarefas. Faça isso antes de encarar um jogo.

clique para ampliar

Figura 6: Controles do aplicativo.

clique para ampliar

Figura 7: Login de vários usuários.

Encriptando arquivos e pastas O Biopod também permite que o usuário criptografe e descriptografe arquivos e pastas do Windows. Assim que o software OmniPass é instalado, ele adiciona opções de criptografia ao menu do botão direito do mouse. Basta escolher um arquivo, grupo de arquivos ou uma pasta inteira, clicar no botão direito do mouse e esperar a conclusão da criptografia ­ o processo toma certo tempo dependendo do número de arquivos e de seus tamanhos. É necessário a leitura de sua digital para abrir, rodar ou descriptografar os arquivos. A criptografia adiciona a extensão .opf a cada arquivo ­ logo, se você transferir os dados para um micro que não tenha o OmniPass instalado, não será possível acessá-los. O mesmo vale caso você desinstale o programa antes de descriptografar seus arquivos. É possível escolher entre uma lista de serviços de criptografia na configuração do aplicativo. Ele seleciona o Microsoft Base Cryptographic por default. A criptografia é a ferramenta mais bacana do Biometric Password Manager da APC. Ela previne o acesso não-autorizado de arquivos secretos do seu micro. Se você ainda tomar o cuidado de rebatizar os dados antes de criptografá-los, pode ficar sossegado que ninguém irá violar a privacidade de seu disco rígido.

Clique para ampliar

Figura 8: Processo de criptografia

.

clique para ampliar

Figura 9: Arquivos criptografados.

Fonte: Site Clube do Hardware (http://www.clubedohardware.com.br/printpage/1103)

Information

biopodapcbiofinger

4 pages

Report File (DMCA)

Our content is added by our users. We aim to remove reported files within 1 working day. Please use this link to notify us:

Report this file as copyright or inappropriate

525629