Read betoconsuminho text version

Beto Consuminho

a brincadeira agora é exigir nossos direitos

em Os direitos da criança esperta

Beto Consuminho, como todos nós, é um consumidor. Isto é, ele usa coisas que as fábricas e os comerciantes vendem. Não precisa ser você quem vai na loja e compra para ser consumidor. Quando outros compram para nós, por exemplo, o pai ou a mãe, isto faz deles consumidores diretos e da gente consumidores indiretos.

PROCON - PR

© 1997 - Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor - PROCON PR Alameda Cabral, 184 - Centro - 80410-210 - Curitiba - Paraná Telefone/Fax: (41) 3219-7406

Existem épocas em que você e seus pais se transformam em grandes consumidores de todos os tipos de presentes, aniversários, o Dia das Crianças, Páscoa, Natal, etc.

São boas oportunidades de parar para pensar um pouco sobre isso. Vamos aproveitar os dias de comemorações e festas para exigir todos os direitos do consumidor, com a ajuda do nosso amigo Beto Consuminho.

Beto Consuminho precisa pensar bem, pois o consumo tem dois lados.

tá por fora, meu irmãozinho! você vai ser o único garoto do mundo sem um hiper msx controle de Segunda geração?

escolha algo que você goste, vai pela tua cabeça, não entre na onda...

E o PROCON não cuida só de brinquedos que não funcionam. Ele exige, também, que os brinquedos que não quebrem, não machuque, não contenham substâncias perigosas ou venenosas, como, por exemplo, os plásticos perfumados e as tintas que "descascam". O PROCON ensina que o melhor é prevenir, abrindo as caixas, verificando, experimentando e tomando muito cuidado com os alimentos ­ olhando sempre as datas de validade, a composição e o aspecto de balas e doces.

tá satisfeito agora? então joga esta porcaria aí mesmo! nada feito! brinquedo jogado na rua, no rio ou no mato é poluição e das grandes! deixe para o serviço de limpeza pública ou para quem vai reciclar, isto é, transformar o plástico em um novo brinquedo, poupando a natureza!

r ipe msx h

Nesta hora é preciso ser firme e decidido, ou os seus sonhos podem ir por água abaixo.

Procure conhecer o PROCON e lembre-se que o final é sempre mais feliz para quem luta por seus direitos.

CONTROLe

Nosso herói, hipnotizado por aqueles que só querem saber de vender, está quase esquecendo de sua própria vontade.

é isso aí meu garoto! e tem mais, joga fora toda aquela tralha velha que você tem em casa. o quentE.... SÃO MODELOS ANTIQUADOS! JÁ DEU UMA BOA OLHADA NA BICICLETA DO SEU VIZINHO? ... É PEDIR TUDO NOVO PRO PAPAI. ALÉM DO MAIS, OS SEUS BRINQUEDOS ESTÃO FORA DE MODA!

ei, espera aí, até você tem direito a reclamar com o fabricante deste garfo mal feito!

VAI FAZER O QUE ESTOU MANDANDO OU VAI FICAR POR BAIXO, CHUPANDO O DEDO?

MORAL DA HISTÓRIA: quem conhece e exige que se cumpram as leis do consumidor, faz das datas de festa a comemoração dos Direitos da Criança Esperta. E acaba se divertindo muito mais.

por mim, tudo bem! mas enquanto isso você vai ficar sem brinquedo e ainda se arrisca a não conseguir nada!

Felizmente o nosso amiguinho é esperto e sempre procura escutar os dois lados antes de decidir. Mas o amigo da confusão não desiste de atormentar o nosso herói com pensamentos derrotistas.

Beto já conhece o velho truque sujo

isto é enrolação! tudo o que você fizer vai incomodar, e muito, quem tenta enganar os outros! a fábrica e a loja gastam em propaganda para parecerem boazinhas às crianças e pais, as que são sérias vão ouvir você desde o começo, mas quem não aceitar a lei, vai ter que enfrentar as consequências...

vai jogar fora as suas coisas? e os brinquedos que você mesmo fez e consertou? seja mais você! vai querer ser igual ao chatinho do seu vizinho?

além do mais, todas estas coisas novas podem ser falsas, quebrar fácil, não funcionar, ou o que é pior, pode ser tudo mentira, ilusão! quantas vezes você já viu brinquedos que prometem emoção, mas que enjoam no primeiro dia, gastam muita pilha, já vem com defeito, e acabam esquecidos em algum canto? pense bem...

Lei é lei e tem que ser obedecida, seja por uma pessoa ou uma grande empresa. Para representar você, com gente especializada no assunto, existe o PROCON. Ele é um grande aliado na luta pelo seus direitos de consumidor. Beto Consuminho começa a relembrar....

foi bom você ter exigido a nota fiscal! com ela, tudo vai ficar mais fácil, ainda mais com a ajuda do procon!

PROCON

não funciona! não faz como na propaganda! já veio quebrado! gastou as pilhas num instantinho!

isso acontece, não faz mal! pede pro teu pai comprar outro, o novo modelo já está melhor! por isso que o teu pai ganhou um descontão! foi baratinho! pede outro e fim de papo, bata o pé até ganhar um novo, meu garoto!!

Beto começa a cansar deste papo furado de comprar só por ouvir dizer e ainda ficar com a fama de destruidor de brinquedos, logo ele, que é tão cuidadoso e sabe até inventar brinquedos novos

não fique nervoso por tão pouco! eu já disse que isso é assim mesmo! acontece! pede um novo e tudo bem!?

Beto Consuminho, que é um garoto bem informado, agora está disposto a sair em busca de seus direitos.

a batalha começa na loja onde você ou seus pais compraram. exija a troca! depois você pode telefonar ou escrever para o fabricante. se a guerra corpo a corpo não funcionar, use os mísseis! escreva para jornais, rádios e televisão reclamando e dando os nomes do brinquedo, da loja e do fabricante e todos o defeitos encontrados!

Beto não quer mais saber de desculpas bobas de fabricantes e comerciantes que acham que ele não sabe de nada Quem não se explica direito é porque tem algo a esconder, mas Beto Consuminho quer saber de tudo.

vamos com calma, beto! você tem os seus direitos! todo o consumidor enganado pode reclamar! tá brincando! isso só incomoda e nunca dá em nada!

Ao mesmo tempo, Beto Consuminho sabe que deve procurar aliados.

isso, ponha a boca no mundo! conte para todos os amigos e colegas! com aliados a luta fica mais fácil! mas tem uma coisa importante: se um amigo seu for maltratado por um fabricante ou uma loja, seja amigo de verdade e não compre nada deles até que se corrijam!

Information

betoconsuminho

4 pages

Report File (DMCA)

Our content is added by our users. We aim to remove reported files within 1 working day. Please use this link to notify us:

Report this file as copyright or inappropriate

477364