Read Ficha_tecnica_damasqueiro text version

Ficha Técnica da cultura do Damasqueiro (Método Biológico)

N o m e s C o m u n s : A l p e r c h e i r o, D a m a s q u e i r o, albricoqueiro, alperceiro e Aprico. Nome científico: Prunus armeniaca Origem: China Família: Rosáceas Factos Históricos/curiosidades: Em 2000 a.C., o damasco já era consumido no Norte da China; pensava-se que era uma espécie de ameixa proveniente da Arménia (por isso, o nome científico de P Armeniaca). . Descrição: Pequena árvore de folha caduca, que pode atingir 4-9 m de altura, tem as folhas ovadas serradas e com pecíolo vermelho. Polinização/fecundação: As flores são solitárias ou geminadas e podem ser brancas ou rosas, aparecendo no fim do Inverno-principio da Primavera. A maioria das cultivares é auto-fertil, não necessitando de outras variedades para produzir. Ciclo Biológico: Tem uma vida produtiva de 30-40 anos, com entrada em produção aos 3 anos e atinge a plena produção aos 6-7 anos. O damasqueiro pode viver mais de 80 anos. Variedades mais cultivadas: "Bulida", "Vila Franca", "Canino", "Setúbal", "Coruche", "Beliana", "Canino", "Feriana", "Paviot", "Moorpark", "Early Golden" "Chinese", "Moniqui", "Boccuccia liscia", "Cabeça de Cobra", "Temporã de Vila Franca", "Quinta da mata", "São José", "Folha de Rosa", "fruta Nova", "Maurício" e "Royal". Parte Comestível: o fruto, de forma esférica ou oval de cor amareloalaranjado.

Condições Ambientais

Tipo de Clima: Zona temperada de clima Mediterrânico. Solo: Textura franca, profundas e bem drenados, arejados e férteis com muita matéria orgânica. O pH deve ser de 6,0-7,0. Temperaturas: Óptimas:10-20 ºC Min: -25ºC Max:40 ºC Paragem do Desenvolvimento: 4ºC Morte da planta: Precisa de 400-1000 de horas de frio (abaixo dos 7ºC) Exposição Solar: Pleno sol.

CML / DEJ / Quinta Pedagógica dos Olivais

Quantidade de água: 7-8 litros/semana/ m2 ou 25-50 mm de agua de 10 em 10 dias, assim que começa o crescimento do fruto no Verão ou em períodos de seca. Humidade atmosférica: media

Fertilização

Adubação: Estrume de ovelha e vaca e composto. Regar com chorume de vaca bem diluído. Adubo Verde: Azevém anual, ervilha forrageira, rabano, favarola, luzerna e mostardeira. Exigências nutritivas: 2:1:3(N:P:K)

Técnicas de Cultivo

Preparação do solo: Deve-se utilizar uma subsoladora, para romper o solo e permitir a infiltração de água e o seu arejamento, não revirando as camadas. Multiplicação: Por estacaria (enxerto) e semente. Data de plantação: No Principio do Inverno até ao Principio da Primavera Compasso: 5 x 6 m Amanhos: poda no fim do Inverno em forma de vaso ou eixo central; Colocar uma camada de 2,5 cm de "mulching" Regas: Só em Verões secos, por gota-a-gota.

Entomologia e patologia vegetal

Pragas: mosca da fruta, afídeos, cochonilha e ácaros. Doenças: Crivado, Monilose, Oídio Acidentes/carências: Não suporta geadas tardias e ventos fortes. Sensível a carências de Fe, Zn e Mg.

Colheita e Utilização

Quando colher: Desde em Junho-Julho (final da Primavera- principio do Verão). Produção: 15-25 t/há, cada arvore pode dar mais de 200 Kg de frutos. Condições de armazenamento: -0,6ºC a 0ºC, H.R. de 90% durante 1-2 semanas.

CML / DEJ / Quinta Pedagógica dos Olivais

Valor nutricional: É das frutas mais ricas em vitamina A, sendo rica em vitamina C, B1 e B2, tendo bons níveis de Ferro, Potássio e magnésio. Usos: Na culinária é utilizado em tartes, doces, sumos e comido como fruto fresco.A nível, medicinal, tem propriedades diuréticas, laxantes e calmantes.

CML / DEJ / Quinta Pedagógica dos Olivais

Information

Ficha_tecnica_damasqueiro

3 pages

Report File (DMCA)

Our content is added by our users. We aim to remove reported files within 1 working day. Please use this link to notify us:

Report this file as copyright or inappropriate

939742


Notice: fwrite(): send of 205 bytes failed with errno=104 Connection reset by peer in /home/readbag.com/web/sphinxapi.php on line 531