Read Microsoft Word - oracoes.doc text version

COLÉGIO SOCIAL MADRE CLÉLIA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO SOBRE ORAÇÕES ADJETIVAS Observe o anúncio: 1) Na parte superior do anúncio, se lê: "A cidade quea gente sonha é a cidade que a gente faz", há duas orações subordinadas adjetivas restritivas. a) Identifique-as. b) Justifique por que, em relação ao substantivo cidade, elas são restritivas, e não explicativas. 2) As duas orações adjetivas introduzidas pelo pronome relativo que: a) Qual é o termo antecedente que esse pronome substitui na oração adjetiva? b) Qual é a função sintática desse pronome em cada uma de suas ocorrências? 3) Transforme as orações adjetivas desenvolvidas que seguem em orações reduzidas:

a) Calçava um sapato que combinava com a bolsa e o cinto. b) Encontraram na rua um cãozinho que foi atropelado por um automóvel. c) Observou, ansioso, a professora que trazia os resultados das provas. d) Enviei a ele uma carta que cheirava a lavanda. 4) Observe o anúncio: Todo o texto se organiza a partir de um substantivo, sejapara caracterizá-lo, seja para especificá-lo ou restringilo, especificá lo. a) Qual é esse substantivo? b) Portanto, a que classe gramatical pertencem palavras como igual e diferente? c) E como se classificam orações como que aceita a diferença e que olha no olho? 5) A oração adjetiva restritiva foi empregada várias empregad vezes no texto. Considerando o tema e a finalidade do texto, identifique, entre os itens que seguem, aquele s que melhor explica o papel da oração adjetiva na construção do texto: a) Como as orações adjetivas restringem a particularizam, elas cumprem no texto o papel de diferenciar uma pessoa de outra e, assim, mostrar as diferenças culturais existentes em nosso país. b) O texto tem a finalidade de exaltar o povo brasileiro, por isso trata apenas de suas características positivas e não rata de seus defeitos. c) Porque há interesse em caracterizar essa "gente", que na verdade são os brasileiros. Os texto mostra as diferenças entre as pessoas para finalizar com aquilo que supostamente as iguala: o gosto pela beleza. a:

6) Leia o poema a seguir, de Ilka Brunhilde Laurito: Monto na garupa Do meu motoqueiro E ai! Que doideira! Cadê a cabeça Que o meu amor perdeu? Virou capacete... No poema há duas orações subordinadas adjetivas. a) Identifique-as e classifique-as. b) dê a função sintática do pronome relativo. 7) Observe a tirinha: Monto na garupa Minha paixão E ai! Que doideira! Cadê a cabeça Que o meu amor Perdeu? ... Virou coração!

a) Identifique na tira uma oração subordinada adjetiva. b) Indique a função sintática do pronome relativo que introduz essa oração.

Information

Microsoft Word - oracoes.doc

2 pages

Report File (DMCA)

Our content is added by our users. We aim to remove reported files within 1 working day. Please use this link to notify us:

Report this file as copyright or inappropriate

290427