Read Microsoft Word - TÉCNICO SEQUENCIAL.doc text version

CEFET-PE

EXAME DE SELEÇÃO / VESTIBULAR 2008

CURSOS TÉCNICOS SEQÜENCIAIS

DIA ­ 24/02/2008 (DOMINGO)

ATENÇÃO

Leia todas as instruções antes de iniciar a prova. Preencha seus dados pessoais. Autorizado o início da prova, verifique se este caderno contém 30 (trinta) questões, sendo Português de 01 a 15 e Matemática de 16 a 30. Se não estiver completo, exija, imediatamente, do fiscal da sala outro exemplar. 4. Ao receber a folha-resposta, confira o seu nome e o número de inscrição. Qualquer irregularidade comunique logo ao fiscal. 5. Para marcar a folha-resposta, utilize caneta esferográfica com tinta na cor preta ou azul, e faça as marcas de acordo com o modelo: Preencher a quadrícula assim 6. Marque apenas uma resposta para cada questão, pois só há uma única resposta correta. A questão que for marcada com mais de uma resposta, ou rasurada, será anulada. 7. Se a Comissão Organizadora do Exame de Seleção / Vestibular 2008 verificar que a resposta de uma questão é dúbia ou inexistente, a questão será posteriormente anulada e os pontos, a ela correspondentes, distribuídos entre as demais. 8. Não risque, não amasse, não dobre e não suje a folha-resposta, pois isso poderá prejudicá-lo. 9. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião, nem prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. 10. O caderno de provas e a folha-resposta deverão ser devolvidos ao fiscal da sala. 11. A prova terá início às 8h e deverá ser concluída até as 11h. Por razões de segurança do concurso, o candidato só poderá deixar o local de realização da aplicação das provas, 1 (uma) hora após o seu início. 12. Os fiscais não estão autorizados a fazer retificações de qualquer natureza nas instruções ou enunciados de questões das provas. Apenas e, exclusivamente, o CHEFE DE PRÉDIO, pessoalmente, é que poderá comunicar alguma retificação. 13. O CEFET-PE não se responsabilizará por objetos ou valores portados, esquecidos, danificados ou extraviados nas dependências dos locais de aplicação das provas. 14. Todos os materiais impressos, entregues aos candidatos no dia da prova, deverão ser devolvidos na íntegra, pois pertencem ao CEFET-PE. 1. 2. 3.

15. O gabarito oficial será divulgado 2 (duas horas) depois do encerramento das provas, no Sítio www.cefetpe.br.

16. Será facultado ao candidato apresentar recurso, devidamente fundamentado, relativo ao gabarito e/ou ao conteúdo das questões. O recurso deverá ser interposto até as 18 (dezoito) horas do dia subseqüente ao da divulgação do gabarito oficial, dirigido à Comissão do Exame de Seleção/Vestibular 2008 do CEFET-PE, e entregue no Protocolo Geral do CEFET-PE - Unidade-Recife. Não será aceito recurso via postal, via fax ou correio eletrônico ou interposto por procurador.

17. Divulgação dos aprovados até 05/03/2008 (www.cefetpe.br) 18. Fique atento ao cronograma de matrícula.

Impressão Digital

NOME DO CANDIDATO: _________________________________________________________ R.G. Nº ________________ ÓRGÃO: ___________ INSCRIÇÃO Nº __________________

ASSINATURA: __________________________________________________________________

PROVA DE PORTUGUÊS

Texto 2 Tecnologia e Humanismo

Roberto Pereira 01

Texto 1

ODE AO CEFET-PE Neuma Costa Cada tijolo desta construção Expressa a luta por educação. Forte e densamente edificada, Explode a obra, então humanizada: técnica a serviço do homem, A várias gerações assegurando Mão-de-obra especializada. Com trabalho e cidadania, O CEFET construiu a sua história, Agora colhe com orgulho e glória O que plantou com sabedoria. O TEXTO 1 SERVE DE BASE PARA AS QUESTÕES DE 01 A 03. 01. A escolha do vocabulário também representa estratégia argumentativa. Sobre a seleção dos verbos "expressar", "explodir", "assegurar", "construir" e "colher", é correto afirmar que a) b) c) d) e) significa apenas um recurso responsável pelo dinamismo do texto. reflete o sentimento saudosista dos que lutaram pela instituição. fortalece a temática centrada no pensamento racional-tecnicista. reforça a intenção da autora em louvar a função social da entidade. induz o leitor a entender a escola como uma corporação tradicional.

05

10

15

20

25

O século XX se notabilizou pelos avanços tecnológicos que continuam a passos largos, ênfase para a comunicação que, sendo um estreitamento entre os povos, deveria ser também uma aproximação entre os homens, o que, paradoxalmente, não vem se concretizando, haja vista a barbárie predominante no noticiário do mundo. Ora, a tecnologia, porquanto tecida por mãos humanas, como tal, deveria ser utilizada apenas para o bemestar de todos os homens e do homem todo. No entanto, o homem parece o feiticeiro, vítima do seu próprio feitiço, permitindo o fosso entre o seu próximo, esquecendo-se de que, segundo a lei de Deus, deveria amá-lo como a si mesmo. Haja fome, desamparo e injustiças sociais! Haja ambição e luta pelo poder! Haja guerras e desavenças! O Capital e o Trabalho, antagônicos, assumindo os seus extremos para, diametralmente opostos, serem colocados nos 180 graus de divergências e de discórdias. Maquiavel conceituou o homem como um predestinado para o mal, ao contrário de Rousseau, que o considerou naturalmente bom, de índole boa. Ora, se bem pensado, de que lado ficaria o educador que tem como incumbência primordial a formação de gerações que perpassam sob os seus ensinamentos e orientações?Quem estaria certo, Maquiavel ou Rousseau? Eu, se perquirido, diria que o homem nasce e vive potencializado para o bem ou para o mal, segundo um sistema de variáveis, algumas controláveis, outras não. (...)

(Folha de Pernambuco, Seção Cidadania, 24/12/07. Adaptado.)

O TEXTO 2 SERVE DE BASE PARA AS QUESTÕES DE 04 A 10. 04. Será coerente reconhecer um diálogo entre o Texto 1 e o Texto 2, porque ambos focalizam a) b) c) d) e) a luta constante por uma educação de perfil tecnicista. o combate aos males que ameaçam a humanidade. o retorno ao pensamento positivista do século XIX. as idéias de filósofos, como Maquiavel e Rousseau. o desejo de unir o fazer técnico ao bem-estar social.

02. O título do poema aponta para a) b) c) d) e) uma imitação da poesia medieval. uma homenagem ao trabalhador. um preito à técnica bem conduzida. um elogio à sabedoria acadêmica. uma crítica ao ensino profissional.

03. Na construção do Texto 1, a autora faz uso de várias estratégias discursivas. A única estratégia NÃO utilizada é a) b) c) d) e) argumento de autoridade. expressões metafóricas. recorrência à metonímia. emprego da personificação emprego da ordem inversa.

05. No fragmento que segue, observe a expressão grifada: "deveria ser utilizada apenas para o bem-estar de todos os homens e do homem todo." (linhas 8 e 9) Considerando o contexto em que foi proferida, marque a opção que traduz o seu conteúdo. a) b) c) d) e) Os efeitos do avanço técnico deveriam se estender a todas as regiões do mundo. Além da inclusão social, a Tecnologia deve contemplar a condição humana em si. Os cientistas visam não só os lucros, mas também o aspecto utilitário da invenção. As pesquisas científicas continuam proporcionando qualidade de vida ao homem. Além do lado quantitativo, o cientista também se preocupa com os efeitos sociais.

06. "Eu, se perquirido, diria que o homem nasce e vive potencializado para o bem ou para o mal, segundo um sistema de variáveis, algumas controláveis, outras não. (...)" No contexto, os termos grifados significam, respectivamente: a) b) c) d) e) investigado / fragilizado / circunstâncias enquadrado / desenvolvido / condições coagido / transformado / oscilações indagado / programado / circunstâncias investigado / fragilizado / incertezas

IV. "Haja fome, desamparo e injustiças sociais!" (linha 13) ­ os núcleos nominais, justapostos, acompanham um verbo impessoal. V. "(...) ao contrário de Rousseau, que o considerou naturalmente bom (...)" (linhas 19 e 20) ­ dentro da oração restritiva, está o modificador "bom", que faz referência a Rousseau. VI. "(...) que o considerou naturalmente bom, de índole boa (...)" (linhas 19 e 20) ­ o termo "naturalmente" intensifica o sentido da forma verbal "considerou". Estão corretas, apenas: a) b) c) d) e) I, II e III. I, II e IV. II, IV e V. III, IV e V. III, V e VI.

07. Assinale a alternativa que analisa as relações de Regência no texto, de acordo com o que recomenda a gramática normativa. a) "O século XX se notabilizou pelos avanços tecnológicos (...)" (linhas 1 e 2) ­ o complemento desse verbo pode variar de preposição, sem alterar o sentido. "(...) que continuam a passos largos (...)" (linha 2) ­ esse é um verbo que requer complemento sempre com a mesma preposição. "(...) permitindo o fosso entre o seu próximo (...)" (linha 11) ­ verbo cujo sentido varia conforme o complemento (com ou sem preposição). "(...) esquecendo-se de que, segundo a lei de Deus (...) (linhas 11 e 12) ­ a Regência seria a mesma, caso o verbo fosse usado sem o pronome (esquecendo de que). "(...) Maquiavel conceituou o homem como um predestinado para o mal (...) (linhas 18 e 19) ­ neste caso, o verbo requer um complemento, seguido de um atributo desse complemento.

b) c) d)

10. "Haja fome, desamparo e injustiças sociais! Haja ambição e luta pelo poder! Haja guerras e desavenças! O Capital e o Trabalho, antagônicos, assumindo os seus extremos para, diametralmente opostos, serem colocados nos 180 graus de divergências e de discórdias." Considerando o emprego dos sinais de pontuação, no trecho acima, assinale a alternativa em que a justificativa está correta. a) b) c) d) e) A vírgula, após o vocábulo "fome", é facultativa, porque os núcleos estão justapostos. Em face da entonação, consideram-se dispensáveis os três pontos de exclamação. Por estar intercalada, a expressão "diametralmente opostos" foi isolada por vírgulas. Não deve haver vírgula após o termo "O Capital e o Trabalho" para não isolar o sujeito. Justifica-se a vírgula separando o termo "antagônicos" por ser complemento do nome.

e)

08. Sobre a organização do 2º parágrafo, é correto afirmar que as idéias dos dois períodos estão a) b) c) d) e) convergentes, predominando o condenação. justapostas, havendo entre elas causalidade. subordinadas, destacando-se a concomitância. contraditórias, ressaltando-se o oposição. coordenadas, levando-se em conta aditivos. processo da

O TEXTO 3 SERVE DE BASE PARA AS QUESTÕES 11 e 12. Texto 3

a relação de relação marcador de de

os conectores

09. Sobre as relações morfossintáticas do texto, analise as seguintes proposições: I. "(...) porquanto tecida por mãos humanas (...)" (linhas 7 e 8) ­ o verbo, na passiva, está acompanhado do agente da ação verbal "por mãos humanas". II. "(...) o homem parece o feiticeiro, vítima do seu próprio feitiço (...)" (linhas 9 e 10) ­ há no fragmento um atributo do sujeito seguido de um termo explicativo. III. "(...) deveria amá-lo como a si mesmo (...)" (linha 12) ­ temos aí um pronome catafórico, ou seja, aquele que antecipa o dito.

Disponível em: www.chargeonline.com.br. Acesso em 17/12/2007.

11. O humor é um ingrediente típico do gênero charge. Para conseguir esse efeito, o autor se valeu a) b) c) d) e) de uma cena na qual o assaltante mostra-se inexperiente. do discurso arrogante de um executivo engravatado. de uma época em que as pessoas tornam-se covardes. de um estereótipo cultural referente a uma data do ano. da piedade cristã de um homem pobre levado ao crime.

14. Nesse texto, o humor reside, principalmente, a) b) c) d) e) na escolha dos verbos e na pontuação expressiva. no recurso da entonação e na recuperação do implícito. na seleção dos núcleos nominais e no estilo coloquial. na disposição das frases no espaço e na seleção lexical. no traço de oralidade e no emprego das formas verbais.

15. Sobre as relações morfossintáticas e semânticas, é correto afirmar que: a) b) O conectivo "e" aparece duas vezes no texto para estabelecer relação de oposição. A expressão "coisa linda" aponta para a frente, ou seja, refere-se ao que vai ser dito. O termo "daqui a sete dias" modifica o sentido do sintagma imediatamente posterior. O adjetivo "lotada" faz parte de um sintagma verbal e tem função de complemento. O advérbio "não" modifica o verbo "brincar" e gera efeito em relação a todo o texto.

12. Marque a alternativa em que o comentário está coerente em relação ao fragmento ao lado, no que se refere à construção do sentido. a) b) c) d) e) "Lhe desejo felicidade" ­ a coesão textual está comprometida em face da colocação do pronome oblíquo no início do enunciado. "É muito chato assaltar nessa época do ano" ­ em razão do sujeito implícito, ocorre a desarticulação de sentido entre os segmentos. "(...) desejo felicidade, saúde, sorte, amor, dinheiro, paz ..." ­ os termos coordenados, porque escolhidos aleatoriamente, geram redundância. "É muito chato assaltar nessa época do ano" ­ a construção na ordem direta, com ênfase no sujeito, imprime ao texto um tom formal. "Assaltar nessa época do ano é muito chato" ­ sem o recurso da inversão, desloca-se a ênfase, conseqüentemente, altera-se o sentido.

c) d) e)

PROVA DE MATEMÁTICA

16. Sabendo-se que o sistema

Texto 4

x + y + z = 0 3 x + ky + z = 0 é 9 x + 6 y + 3 z = 0

compatível indeterminado, o valor do parâmetro k é: a) b) c) d) e) 1 2 3 4 5

Disponível em: http://josealbertofarias.files.wordpress.com/2007/03/out1.jpg. Acesso em 17/12/2007.

O TEXTO 4 SERVE DE BASE PARA AS QUESTÕES 13 A 15. 13. Considerando a tipologia textual, é correto dizer que a função desse texto é a) b) c) d) e) descrever algo, fornecendo alguns elementos que nos levem a identificar o objeto. relatar um fato, apresentando riqueza de detalhes, para impressionar o interlocutor. expor idéias para informar um público restrito acerca de um tema científico. usar estratégias de convencimento, para tentar persuadir alguém a agir de tal forma. narrar fatos em que personagens se movem num certo espaço e num dado tempo.

17. Considere S a soma e P o produto das raízes da equação

x 2 + x = ( x + 1)! (leia fatorial de x mais um) S Assim, o valor de P é:

a) b) c) d) e) 4 8 9 16 27

18. A figura abaixo mostra os gráficos das funções

f(x)=x+2 e g ( x ) = - 7 x 2 - 5 x + 3 12 12

A área do triângulo definido pelas interseções das duas curvas e a origem do plano mede:

20. A nova diretoria de uma associação de técnicos fez um levantamento e observou que, dentre seus 5 000 sócios, 48% têm mais de 40 anos, 36% são pós-graduados e 1400 têm mais de 40 anos e são pós-graduados. Considerando esses dados, é verdadeiro afirmar que o número de sócios com até 40 anos sem pós-graduação é: a) b) c) d) e) 400 800 1 200 1 800 2 200

a) b) c) d) e)

18/7 20/7 25/7 27/7 50/7

21. Sabendo-se que as raízes da equação polinomial sendo m, formam uma progressão aritmética, é verdadeiro afirmar que a) b) c) d) e)

x 3 - 6 x 2 + 16 x - m = 0 ,

m=10. m=11. 1 é raiz da equação. Todas as raízes são reais. A equação possui raízes complexas.

19. A equação b somente quando a) b) c) d) e)

log

b

(1 - x )

=1- x

é verdadeira

b e x. b * e x * . b + - {0,1} e x * . + b + - {0,1} e x tal que x<1. b + - {0,1} e x tal que x > 1 .

22. Seja f ( x ) = 2 x 2 + 3 x cos + 2 sen Considerando o parâmetro = - , o conjunto solução 2 de f ( x ) = 0 é:

a) b) c) d) e)

{- 1,1} {0,1} {- 1, 0} {0, 2} {- 2, 0}

23. Um projeto arquitetônico apresenta o desenho de uma porta constituído por um retângulo de altura y que possui o dobro da medida da base x. Contudo a parte superior dessa porta é um semicírculo. Assim, a medida da altura total da porta é dada por:

26. A soma e o produto das soluções da equação

x 4-2 x = x , nessa mesma ordem, são iguais a:

a) b) c) d) e) 1 e 0 1 e­9 2,5 e 0 2,5 e 1,5 1 e ­4

a) b) c) d) e)

2x 3x 2 5x 2 7x 2 3x

27. Dada a função

2

f : A definida por f ( x ) = x - 2 x + 4 onde A = [- 2, 3] , é

o conjunto imagem de f é + . f é uma função injetora. f é uma função inversível. o valor mínimo de f é 3. o valor mínimo de f ocorre em x = - 2.

*

verdadeiro afirmar que a) b) c) d) e)

24. Uma caixa sem tampa deve ser confeccionada a partir de uma folha de zinco com dimensões de 12 cm por 30 cm, retirando-se quadrados de lado x dos cantos da folha. Assim, o domínio da função que define o volume da caixa em relação à variável x é representado em forma de intervalo por: a) b) c) d) e)

[0, 3] ] 0, 4] ] 0,6] ] 0, 7] [0, 8]

28. Se a razão entre a soma das medidas dos catetos e a medida do cateto menor for igual a 1 + 3 , então, necessariamente, a medida de um dos ângulos agudos do triângulo retângulo mede: a) b) c) d) e) 15º 30º 35º 40º 45º

25. Observou-se em laboratório que o comportamento entre as variáveis x e y era melhor representado pelo modelo

f x = y =3 matemático . Para o pesquisador, é de grande interesse identificar valores extremos de uma função. Dessa forma, o valor máximo que a variável y pode assumir é:

senx. cos x

()

a) b) c) d) e)

3/2 3

1 3 9

29. Para definição de uma dieta, foram estudados três tipos de alimentos. Observou-se, numa mesma quantidade de 1 g, que o alimento tipo I tem 1 unidade de vitamina A, 3 unidades de vitamina B e 4 unidades de vitamina C; que o alimento tipo II tem 2, 3 e 5 unidades de vitaminas A, B e C respectivamente, e, ainda, que o alimento tipo III tem 3 unidades de vitamina A, zero unidade de vitamina B e 3 unidades de vitamina C. Para o tratamento de saúde, a dieta especifica 11 unidades de vitamina A, 9 unidades de vitamina B e 20 unidades de vitamina C. Se o alimento I custa R$ 0,60 por grama e os outros dois alimentos, R$ 0,10, as quantidades de alimentos I, II e III necessárias, nessa ordem, que devem ser adquiridas para atender a especificação da dieta, custando exatamente R$ 1,00, são: a) b) c) d) e) 1, 2 e 2 1, 1 e 3 1, 4 e 0 1, 0 e 4 1, 3 e 1

30. Em um levantamento topográfico, observou-se que o triângulo EPA possui os ângulos internos E e P com medidas de 60º e 45º respectivamente. Sabe-se, ainda, que o vértice A dista 14 m do ponto E. Assim, o lado PA mede exatamente: a) b) c) d) e)

5 6m 7 6m

13 3 m 15 3 m 17 3 m

Information

Microsoft Word - TÉCNICO SEQUENCIAL.doc

7 pages

Report File (DMCA)

Our content is added by our users. We aim to remove reported files within 1 working day. Please use this link to notify us:

Report this file as copyright or inappropriate

875658